sábado, 18 de agosto de 2012

Dica de Livro: O Mago (Biografia do Escritor Paulo Coelho) - Escrita por Fernando Morais



A dica de Leitura dessa Semana é de um livro que já li a algum tempo e gostei tanto que reli recentemente. Trata-se da Biografia do Escritor Paulo Coelho, a obra denominada O Mago , escrita pelo jornalista Fernando Morais.

Confesso que é o Livro de Paulo Coelho que mais gostei, deve ser porque foi escrito sobre ele, não por ele (Que maldade! kkk). Nada contra o Autor (Paulo), o fato é que quando li o primeiro livro desse, "O Alquimista", confesso que amei , só que quando li o segundo, "O Diário de um mago", achei bom, mas muito igual ao primeiro, quando tentei ler o terceiro livro, não li nem metade, enjoei de tão repetitivo. (Aconteceu a mesma coisa quando li os livros de Dan Brown).

Voltando ao livro recomendado, achei um artigo, escrito pelo colunista Jerônimo Teixeira, que julguei super interessante. Segue abaixo:

Perdoado pelo sucesso
A biografia O Mago revela detalhes escabrosos do
passado de Paulo Coelho – mas, para quem já vendeu
100 milhões de livros, isso conta como promoção

Jerônimo Teixeira
Antonio Ribeiro
Paulo Coelho: "Minha vida privada não mais me pertence"

VEJA TAMBÉM
Exclusivo on-line• Trecho do livro
"A minha vida privada não mais me pertence", afirmou Paulo Coelho, no ano passado, em um artigo no qual criticava o acordo judicial que censurou a biografiaRoberto Carlos em Detalhes, do historiador Paulo Cesar de Araújo. A prova de que a afirmação é verdadeira acaba de chegar às livrarias: O Mago (Planeta; 632 páginas; 39,90 reais), biografia escrita pelo jornalista Fernando Morais. Consta que Coelho não interferiu no trabalho de seu biógrafo. Ao contrário, facilitou-lhe o acesso a diários que cobrem quarenta dos seus 60 anos de vida. Longe de ser temerária, tamanha exposição íntima atesta a inteligência publicitária do escritor. Paulo Coelho atropelou um menino e fugiu sem prestar socorro? Consumiu drogas? Firmou pacto com o demônio? Sim, a biografia confirma tudo isso. Mas foram meros tropeços no caminho de um homem obstinado na realização de seu sonho: tornar-se famoso como escritor. No fim, o herói converte-se no Guerreiro da Luz, o sábio autor de O Alquimista. Os 100 milhões de livros que o mago vendeu em 160 países redimem (em tese) o passado vil.
Filho desgarrado de uma família de classe média conservadora do Rio de Janeiro, Coelho foi o típico doidão que a cultura hippie glamourizou na virada dos anos 60 para os 70. A biografia revela suas experiências alucinógenas e sexuais. Ele teve, por exemplo, relações com homens – fato que já admitira em entrevista a VEJA em 2003 – só para concluir que, no fim das contas, não era homossexual. Mas nem tudo foi colorido nos anos de desbunde. Coelho passou por duas internações psiquiátricas e teve relacionamentos difíceis, beirando o patológico. O mais tumultuado deles foi o romance com a arquiteta Adalgisa Magalhães, a Gisa. Depois de se submeter a um aborto, ela teve uma depressão pesada. Coelho incentivou-a a tentar suicídio – por motivos meio místicos, meio psicanalíticos, achava que essa terapia de choque poderia ajudá-la.
Paulo Coelho fez muito dinheiro, nos anos 70, como parceiro do roqueiro Raul Seixas. Mas o que ele queria mesmo era fazer fama como escritor. Sua determinação começou a dar frutos com O Diário de um Mago, de 1987, e O Alquimista (até hoje seu maior sucesso, com 40 milhões de exemplares vendidos), do ano seguinte. O estilo pedestre e o misticismo de supermercado desses livros encontraram ressonância no grande público, mas desagradaram aos críticos. O Mago retrata Coelho como uma vítima da mídia, perseguido pela intelectualidade elitista e preconceituosa. Não é surpresa. Morais é um ardente apologista da ditadura de Fidel Castro e acredita na inocência de José Dirceu, acusado de ser o chefe do mensalão. Com essa larga experiência na defesa do indefensável, não admira que ele busque afirmar o mérito literário de Paulo Coelho.

Divulgação
Raul Seixas e Paulo Coelho: a parceria fez sucesso, mas Coelho queria a fama literária
Morais nem sempre compra barato as lorotas de seu personagem. Em uma entrevista à Playboy, em 1992, Coelho gabou-se do tempo em que viveu com duas mulheres em Londres. O biógrafo corrigiu-o: Coelho não dava conta das duas sozinho – havia um segundo homem na animada cama inglesa –, e uma delas mais tarde reclamaria da performance sexual do escritor. Morais só não desacredita Coelho no seu terreno de eleição, o misticismo. Epifanias, assombrações, visões angelicais – a biografia dá crédito a tudo o que é bobagem sobrenatural. Nas páginas que precedem essas aventuras mágicas, porém, Paulo Coelho aparece falsificando a assinatura do próprio pai, plagiando um texto de Carlos Heitor Cony e dando entrevistas sobre um encontro com John Lennon que nunca aconteceu. O leitor que conhece aritmética básica pode levantar a dúvida legítima: as aventuras sobrenaturais do tal "mago" não serão invenções da mesma ordem? Paulo Coelho é um péssimo escritor, mas talvez seja um gênio da ficção.

Divulgação
Com Gisa: depois do aborto, Coelho recomendou o suicídio

Bem pessoal, livro recomendado,. 

Até o próximo Post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário