terça-feira, 10 de julho de 2012

Jack Kerouac: Um Escritor Inovador ou um Rebelde Desajustado.



”Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que vêem as coisas de forma diferente. Eles não curtem regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana para a frente. E, enquanto alguns os vêem como loucos, nós os vemos como geniais. Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam”. – Jack Kerouac.
         Algumas frases/citações causam impacto!

Tenho que confessar que quando li essa citação de Jack Kerouac fiquei com intensa curiosidade sobre sua vida e obra.

Li e indico o livro “On the Road”, com título em Português "Pé na Estrada" ,traduzido por Eduardo Bueno, mantém durante toda a leitura uma aura de transgressão, lirismo e loucura. Confesso que não consegui parar de ler.
 O livro relata as viagens de dois caras malucões: Sal Paradise e Dean Moriaty. A história foi baseada nas viagens reais feitas pelo autor Jack Kerouac (Sal) e seu amigo Neal Cassidy (Dean).

Narra a história de dois amigos apaixonados por literatura, jazz, mulheres, etc, e que atravessam os EUA em viagens surpreendentes , conhecendo um monte de gente doida, vivendo amores, aventuras, curtindo a natureza, passando por vários perrengues e aprendendo muito sobre suas próprias vidas!

O ritmo do livro é muito alucinante. Tem pouquíssimos parágrafos, pontos, vírgulas. A impressão que se dá é como se estivéssemos num bar ouvindo as histórias loucas de algum amigo nosso.

Esse tipo de escrita foi inovador na época.


Infelizmente ao pesquisar a vida do Autor, descobri que era apenas mais um gênio atormentado que morreu precocemente, aos 47 anos, em virtude de uma cirrose, decorrente do vício em álcool.




Mais sobre o Autor: http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout_autor.asp&AutorID=63



Nenhum comentário:

Postar um comentário